Saúde mental no Brasil: o que mudou na última década
O assunto saiu do tabu e entrou na pauta, mas o acesso a cuidado ainda é desigual. Veja os avanços e o que falta.
Falar de saúde mental deixou de ser tabu na última década. Terapia virou assunto de mesa de bar e buscar ajuda deixou de ser sinal de fraqueza.
O fim do tabu
Campanhas, redes sociais e figuras públicas que abriram o jogo ajudaram a normalizar o tema e a reduzir o estigma que afastava as pessoas do cuidado.
Os avanços
Apesar do avanço na conversa, o acesso a atendimento de qualidade segue desigual. Quem depende do serviço público enfrenta filas e escassez de profissionais.
O que ainda falta
O próximo passo é transformar consciência em política pública e acesso real. Saber que precisa de ajuda é importante, mas conseguir essa ajuda é o que muda vidas.